sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Aquecimento global,faça sua parte

O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA FAZER UM PLANETA MELHOR?
Recebi em minha casa um livrinho dando dicas de como enfrentar o
aquecimento global, que esta diariamente em nossa vida que deve ser discutido e mudar habitos simples,porque quem não se importa estara si prejudicando e prejudicando varias gerações que estão por vim.
Leia,reflita,pratique e divulgue

Água
Ela até cai do céu,mas é um recurso esgotavél e raro em muitos lugares do mundo.Se em apenas cinco minutos você escovar os dentes com a torneira escancarada,12 litros de água potável serão desperdiçados.

Oque há de errado em tomar água "torneiral"?
Saiba que ela é bem tratada antes de chegar em sua casa.Então,instale um purificador na torneira e se esqueça dos incômodos garrafões .O consumo de água engarrafada envolve o transporte em veículos a diesel.é preciso dizer mais???
- Não há nada mais fora de moda que usar a mangueira de água para varrer a calçada a chamada "vassourinha hidráulica".Em 15 minutos ,280 litros de água escorrem para o ralo inutilmente.Espante a preguinça ,pegue a vassoura,junte a sujeira,recolha com a pá e só depois enxágue o chão.
Dicas para economizar água ao abrir a torneira

Energia elétrica
O consumo cada vez maior requer a construção de mais usinas hidrelétricas e mais florestas vão desaparecer para dar lugar a elas.Acredite:o mais simples gesto de desligar as luzes dos ambientes quando estiverem vazios pode ajudar a evitar mais hidrelétricas.
- Os aparelhos que ficam dia e noite em modo standy by são mais nova invenção em nome do conforto.Só esqueceram de dizer que isso consome energia sem necessidade
Puxe a tomada de todos eles quando não estiverem em uso e tenha certeza:o valor de sua conta de luz vai cair bastante.
-Uma idéia luminosa é trocar as lâmpadas incandescentes do banheiro,da cozinha,da lavanderia ou garagem pela fluorescentes.O motivo é para lá de convincente: elas duram até 10 vezes mais,são mais eficientes e economizam até um terço de energia elétrica.
-Pendure as roupas no varal em vez de usar a secadora.Recorra a ela apenas em casos mais urgentes.E aquele truque de colocar panos e roupas para secar atrás da geladeira deve ser abolido ,pois consome energia extra.

Combustíveis
A queima dos fósseis,como o diesel e a gasolina,é a maior responsável pela emissão de gases do aquecimento global.Segundo o urbanista e ex-prefeito de Curitiba Jaime Lerner ,"nas grandes cidades são produzidos 75% de todo o CO2 jogando na atmosfera".Pense nisso antes de entra no carro só para ir à padarina da esquina.
-Compartilhe seu carro "Pratique a carona solidária e diminua a emissão de poluentes,levandos pessoas que fariam o mesmo trajeto separadamente"recomenda o ambientalista Fábio Feldmann.Você vai se tornar o cara mais simpático da cidade.

MAIS DICAS.................
-Muito luxo produz muito lixo.Pense antes de sair comprando tudo o que aparecer pela frente .Com essa atitude você vai fazer a diferença,combatendo o desperdício ,diminuindo a montanha de embalagens descartadas e, de quebra, espantando as dívidas.-Leve o campo para dentro de sua casa ou apartamento em plena cidade grande:cultive uma pequena horta em vasos ou mesmo num cantino do quintal.Além da higiene mental,você colhéra ervas, condimentos e hostaliças frescas diretamente da terra.
-Não asfixie suas plantinhas com adubos químicos.Restos de alimento que você na lixeira são bons fertilizantes orgânicos.Parece incrível, mas espalhar casca de ovo,de fruta e de legume,pó de café,saquinho de chá e pão velho nos vasos ajuda a deixar as plantas mais fortes e bonitas.
-Prefira o papel ecoeficiente ou o reciclado. A produção do ecoeficiente usa os recursos da natureza de maneira racional. Tem como matéria-prima o eucalipto plantado para essa finalidade e colhido após sete anos. Para ficar com a aparência que todos conhecem, enfrenta processo de branqueamento. O papel ecoeficiente é feito de fibra de árvores manejadas de forma sustentável, evitando o impacto negativo no meio ambiente.
- Imprima somente o que for mesmo necessário e procure aproveitar os dois lados da folha de papel. Tá certo, essa é uma daquelas dicas que você conhece bem. Mas a está colocando em prática?
-Comece a levar uma sacola própria para fazer as compras, seja no supermercado, na venda, quitanda ou feira. Não importa que nela não caibam todas as suas compras, pelo menos uma parte delas vai para a sua casa sem utilizar o saquinhos.Sacolas plásticas e meio ambiente

Já reparou na quantidade de copos de plásticos jogados no lixo no final do expediente?
Mude isso:traga de sua casa sua própria caneca ou uma garrafinha para água.Você ditará moda entre os colegas e sera invejado pelos tolos.

Oque faço com o óleo de fritura?
Um dos grandes problemas da poluição de mananciais vem do hábito de jogar o óleo usado em fritura em encanamento."Um litro de óleo pode contaminar até 1 milhão de litros de água .Não provoque esse impacto. Armazene o óleo em garrafas para doá-lo a instituições que fazem biodiesel e sabão com ele",informa Hélio Mattar, diretor do Instituto Akatu.
Óleo de fritura - o problema tem solução

Clique aqui e saiba como fazer sabão reaproveitando oleo de fritura

OQUE PODE E O QUE NÃO PODE SER RECICLADO???
PODE
- Garrafa e pote de vidro.
- Garrafa Pet
- Sacola de plástico
- Papel e papelão
- Filme plástico de embalagem
- Lata de aço ,incluindo a de aerossol
- Lata de alumínio
- Isopor
- Tampa de aço de pote e de garrafa
- Papel alumínio e embalagem de marmitex
- Embalagem de longa-vida
- Lâmpada incandescente e fluorescente


NÃO PODE
-Vidro refratário de panela e travessa para microondas
- Espelho
- Lenço de papel ,papel higiênico,absorvente e fralda descartável
- Louça
- Barbeador descartável
- Papel carbono
- Esponja de aço
- Estiqueta adesiva
- Clipe e grampo
- Cabo de panela
- Tomada







Coleta seletiva é um sistemade recolhimento de materias descartados para serem reciclados ou mesmo reutilizados
Reciclagem é o processode transformação de materias(plástico,papel,metal,vidro)em novos produtos.Isso economiza matéria-prima,água e energia elétrica,além de diminuir a quantidade de dejetos no aterros sanitários.


Fonte:Cartilha Planeta Susténtavel

Um comentário:

Mizuki disse...

Nossa, maravilhoso. Eu já ando preocupada com esses problemas do planeta mesmo. Apesar de já contribuir com a reciclagem e outras coisas, quero ajudar mais. Muito bom, amei o post o.~

Google
 

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails